Dia Mundial da Água

Hoje comemoramos o dia mundial da água 💧 com a partilha da mais recente publicação do Projeto AlgaValor:
📑 “Removing chemical and biological pollutants from swine wastewater through constructed wetlands aiming reclaimed water reuse”
Neste trabalho, em parceria entre #CIIMAR, #icbas, e #fcup, foi demonstrado o tratamento de água residual proveniente de suinicultura, através da utilização de leitos de macrófitas. 🌿 Desta forma, é possível remover poluentes químicos e biológicos e promover a re-utilização desta água, por exemplo em aplicações agrícolas.
Pode ser um grande plano de massa de água
Um pequeno passo AlgaValor, um grande salto para valorizar este recurso precioso e que é de todos. 🌊

Microalgas na cosmética natural

No SubProjeto 3 foram estudadas microalgas com o objetivo de desenvolver ingredientes para produtos de cosmética natural, quer pela inclusão da biomassa como um todo, quer pela utilização dos seus extratos.
As microalgas são ingredientes funcionais, inovadores, e amigos do ambiente. No #Algavalor selecionámos as espécies com mais potencial; otimizámos as condições de cultivo para promover uma composição bioquímica ideal, e também trabalhámos os métodos de extração de compostos de interesse; verificámos as suas bioatividades e desenvolvemos protótipos de cremes e sabonetes enriquecidos com microalgas.
O SP3 é liderado pela #UMinho, a trabalhar em conjunto com #CIIMAR, #Allmicroalgae, #UAveiro, #FCUP, #EFP, e #Castelbel.

Qualidade e sustentabilidade com Microalgas

 

Para avaliar os benefícios da adição de microalgas nas dietas formuladas, foram feitos vários estudos: foi avaliada a composição dos alimentos e a digestibilidade das microalgas pelos suínos; foram estudadas formas de potenciar a produção de vitamina B12 pela associação de bactérias do ácido lático com Chlorella vulgaris; foi estudada a resposta imunitária de leitões em dietas com diferentes níveis de inclusão de C. vulgaris, N. oceanica, N. limnetica, e T. chui; foram realizados ensaios em fase de engorda e em ambiente industrial, avaliando o desempenho produtivo e as características da carne; foi analisado o perfil microbiológico, nutricional, e sensorial, do músculo L. lumborum de animais alimentados com microalgas.

Alimento para porco e carne melhorada

O consumo de carne de porco é de extrema importância no contexto Europeu.

O Subprojeto 2 do Algavalor tem como objetivos: 1) desenvolver alimentos para suínos e 2) melhorar a carne destes animais, para consumo humano.

Sabias que as microalgas, para além de serem um alimento nutritivo, podem potenciar a saúde animal? As microalgas são ingredientes funcionais, que promovem a resposta imunitária, e podem por exemplo reduzir a necessidade do uso de antibióticos. No SP2 foram testadas dietas com microalgas em duas fases críticas do ciclo de produção de suínos: durante a fase de desmame de leitões, em que é crucial promover a resistência a doenças, e aumentar a produtividade; e durante a fase de acabamento, em que podemos fornecer os ácidos gordos polinsaturados e os compostos antioxidantes das microalgas e assim enriquecer a carne dos animais (em ácidos gordos saudáveis), e aumentar o seu tempo de prateleira (pela prevenção da peroxidação lipídica).

O SP2 reúne cinco parceiros focados em investigação (#ICBAS, #Uaveiro, #ISA, #INIAV, e #UCP) e duas empresas (#Allmicroalgae e #Valorgado).