Microalgas na cosmética natural
Qualidade e sustentabilidade com Microalgas
Para avaliar os benefícios da adição de microalgas nas dietas formuladas, foram feitos vários estudos: foi avaliada a composição dos alimentos e a digestibilidade das microalgas pelos suínos; foram estudadas formas de potenciar a produção de vitamina B12 pela associação de bactérias do ácido lático com Chlorella vulgaris; foi estudada a resposta imunitária de leitões em dietas com diferentes níveis de inclusão de C. vulgaris, N. oceanica, N. limnetica, e T. chui; foram realizados ensaios em fase de engorda e em ambiente industrial, avaliando o desempenho produtivo e as características da carne; foi analisado o perfil microbiológico, nutricional, e sensorial, do músculo L. lumborum de animais alimentados com microalgas.
Alimento para porco e carne melhorada
O consumo de carne de porco é de extrema importância no contexto Europeu.
O Subprojeto 2 do Algavalor tem como objetivos: 1) desenvolver alimentos para suínos e 2) melhorar a carne destes animais, para consumo humano.
Sabias que as microalgas, para além de serem um alimento nutritivo, podem potenciar a saúde animal? As microalgas são ingredientes funcionais, que promovem a resposta imunitária, e podem por exemplo reduzir a necessidade do uso de antibióticos. No SP2 foram testadas dietas com microalgas em duas fases críticas do ciclo de produção de suínos: durante a fase de desmame de leitões, em que é crucial promover a resistência a doenças, e aumentar a produtividade; e durante a fase de acabamento, em que podemos fornecer os ácidos gordos polinsaturados e os compostos antioxidantes das microalgas e assim enriquecer a carne dos animais (em ácidos gordos saudáveis), e aumentar o seu tempo de prateleira (pela prevenção da peroxidação lipídica).
O SP2 reúne cinco parceiros focados em investigação (#ICBAS, #Uaveiro, #ISA, #INIAV, e #UCP) e duas empresas (#Allmicroalgae e #Valorgado).